São vários gurus (aka: Seth Godin, Mashable, Eric Messa) que tem apontado a Geolocalização como forte tendência para o ano de 2010.
Fui atrás do assunto e lendo esse white paper da Quova, chamado "Going Global With Geolocation", tirei várias conclusões básicas sobre a importância de operacionalizar seu site, produto ou marca no estilo "glocal de ser".
Em primeiro lugar é impossível você controlar a maneira que seus usuários chegam no seu site. Eles podem entrar de qualquer lugar, país ou link. Esqueça, na internet não existe porteiro.
Contudo a geolocalização baseada por IP pode obter muitas informações relevantes sobre o seu visitante. O que lhe dá margem para trabalhar melhor com seu conteúdo, produtos e informações. Nada mais chato do que aqueles sites que ficam torcando de idioma a todo minuto, não? Ou ainda quando você clica em um Ad no Google que te leva para uma landing page nada a ver com nada...
Pelo IP você descobre:
- País, região, cidade, CEP e Bairro
- Latiude e Longitude
- Fuso-horário
- Tipo de Conexão
- Domínio do DNS
Por exemplo, você recebe em seu site que vende produtos típicos brasileiros alguém com um IP da França. Por que não automatizar o seu sitema de e-commerce para mostrar os preços em Euros? Basear-se no idioma padrão do navegador para modificar automaticamente seu site na língua nativa, ao invés das tediosas e horríveis bandeirinhas? Ou ainda, de forma avançada entender o fuso-horário via o IP do seu consumidor para oferecer diferentes produtos ao longo do dia. Venda algo enquanto ele está no horário de almoço no trabalho e depois aqueles "produtos" que só procuramos de madrugada, na solidão de nossos computadores ;)
** ATENÇÃO! **Nem tudo é azul
Como todas as ferramentas digitais (Adservers, Analytics, entre outros) existe discrepância e a possibilidade de ocorrerem erros no meio do caminho. Alguns números de IP podem possuir diversas inflormações bloqueadas como Wi-Fi públicos, por exemplo.
Empresas multinacionais costumam direcionar a rota dos seus ISPs para outros países o que pode levar seu sistema a crer que seu usuário está no Canadá, quando na verdade ele está nos EUA. Contudo, na maioria das vezes, se você está usando o Firefox em francês, há boas chances de você falar o idioma e ter ligaçoes (pessoais, profissionais, afetivas) com a França.
Uma ferramenta essencial para empresas e pessoas que enxergam o "Mundo que(sic) é Plano".
Pedro, Muito boa sua matéria.Abril minha mente como a geolocalização por IP é importante.
ResponderExcluir