quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A Glocalização da Geolocalização


São vários gurus (aka: Seth Godin, Mashable, Eric Messa) que tem apontado a Geolocalização como forte tendência para o ano de 2010.

Fui atrás do assunto e lendo esse white paper da Quova, chamado "Going Global With Geolocation", tirei várias conclusões básicas sobre a importância de operacionalizar seu site, produto ou marca no estilo "glocal de ser".

Em primeiro lugar é impossível você controlar a maneira que seus usuários chegam no seu site. Eles podem entrar de qualquer lugar, país ou link. Esqueça, na internet não existe porteiro.

Contudo a geolocalização baseada por IP pode obter muitas informações relevantes sobre o seu visitante. O que lhe dá margem para trabalhar melhor com seu conteúdo, produtos e informações. Nada mais chato do que aqueles sites que ficam torcando de idioma a todo minuto, não? Ou ainda quando você clica em um Ad no Google que te leva para uma landing page nada a ver com nada...

Pelo IP você descobre:

  • País, região, cidade, CEP e Bairro
  • Latiude e Longitude
  • Fuso-horário
  • Tipo de Conexão
  • Domínio do DNS
São informações básicas que se trabalhadas de maneira correta farão uma big diferença.

Por exemplo, você recebe em seu site que vende produtos típicos brasileiros alguém com um IP da França. Por que não automatizar o seu sitema de e-commerce para mostrar os preços em Euros? Basear-se no idioma padrão do navegador para modificar automaticamente seu site na língua nativa, ao invés das tediosas e horríveis bandeirinhas? Ou ainda, de forma avançada entender o fuso-horário via o IP do seu consumidor para oferecer diferentes produtos ao longo do dia. Venda algo enquanto ele está no horário de almoço no trabalho e depois aqueles "produtos" que só procuramos de madrugada, na solidão de nossos computadores ;)

** ATENÇÃO! **Nem tudo é azul

Como todas as ferramentas digitais (Adservers, Analytics, entre outros) existe discrepância e a possibilidade de ocorrerem erros no meio do caminho. Alguns números de IP podem possuir diversas inflormações bloqueadas como Wi-Fi públicos, por exemplo.

Empresas multinacionais costumam direcionar a rota dos seus ISPs para outros países o que pode levar seu sistema a crer que seu usuário está no Canadá, quando na verdade ele está nos EUA. Contudo, na maioria das vezes, se você está usando o Firefox em francês, há boas chances de você falar o idioma e ter ligaçoes (pessoais, profissionais, afetivas) com a França.

Uma ferramenta essencial para empresas e pessoas que enxergam o "Mundo que(sic) é Plano".

Um comentário:

  1. Pedro, Muito boa sua matéria.Abril minha mente como a geolocalização por IP é importante.

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