domingo, 21 de fevereiro de 2010

Microsoft e o seu futuro no mundo mobile




Semana passada o anúncio do Windows 7 Phone foi muito comentado no mundo tech/mobile. Assistindo ao streaming do lançamento no GSMA - (Mobile World Congress), o marketing para empolgar os presentes foi muito bem feito.

Agora que os óculos cor de rosa foram retirados são interessantes as conclusões.

Vamos de tópicos desta vez:

1 - Ou era isso ou a Microsoft is morrer no mundo dos OS Mobile.

De acordo com esse relatório o Q3 (2009) da consultoria Smaato, a #MS tem apenas 8,8% de mercado. Isso porque já está presente em celulares desde os primórdios do horrível Palm Treo. Vale lembrar que a distribuição do Android foi tão positiva, que em apenas um ano eles conquistaram 3,8% de marketshare.



2 - Uma ótima sacada em termos de usabilidade

Ao que parece a interface que foi adaptada do Zune (o iPod da #MS) é um tanto quanto intuitiva. Creio que o sex-appeal deste OS (isso existe ? rs) é que ele já é um social-hub in natura, uma vez que se a sua tia-avó quiser usar Twitter, Facebook, E-mail e Gps mantendo tudo nas "nuvens", ela vai poder. Não precisa nem saber e entender o que é uma App Store, quanto mais o que são aplicativos mobile. Acreditem esse é um público gigantesco. Para mim o Windows 7 Mobile será o um OS de tiozão.

3 - Parcerias com o Hardware

Ok. Isso é fato e tendência confirmada. O futuro mobile reside em software. De aplicativos, a distribuição inteligente (contemplando operadoras, apps stores, developers e fabricantes). A #MS anunciou, como vi no Seidi Mobile, que não vai deixar ninguém ter recursos exclusivos de interfaces proprietárias, como a HTC e o seu HTC TouchFLO. Não vejo esse posicionamento como algo inteligente, pois com certeza devem existir pessoas que fazem questão desses "plus" made in HTC.

4 - Só sai no natal

Really? Pôxa até lá já vai ter tido Symbian 4, Iphone 4G, Android 3.0 e algum celular da Sony Ericsson com 15 megapixels. De verdade, anunciar no GSMA teve um único prósito: PR PR e PR.

Torço muito para a prosperidade do Windows Market Place e do 7 Phone, mas fica difícil de acreditar, tendo players tão interessantes e bem melhor estabelecidos no mercado. Esse ano promete para o mundo mobile e a #MS precisará de anabolizantes.

Quer ver o telefone no conceito, ligue-se no vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário